Amigos de Saquarema Amigos de Saquarema: AVIÃO QUE CAIU EM (PE) É DO MESMO MODELO DO ACIDENTE OCORRIDO EM 2006 NO RJ

quarta-feira, 13 de julho de 2011

AVIÃO QUE CAIU EM (PE) É DO MESMO MODELO DO ACIDENTE OCORRIDO EM 2006 NO RJ

Destroços do avião LET-410 que bateu em uma montanha em Rio Bonito (RJ) matando 19 pessoas em 2006

A aeronave que caiu na manhã desta quarta-feira em Recife, matando os 16 ocupantes, é do modelo 410 da fabricante tcheca LET.

Não é a primeira vez que o modelo se envolve em um acidente aéreo no Brasil. Em 2006, um LET-4010 da companhia Team caiu ao fazer a rota Macaé-Rio, matando os 19 ocupantes.

O avião decolou de Macaé às 17h19 do dia 31 de março, com destino ao aeroporto Santos Dumont.

Após a decolagem, a tripulação pediu o cancelamento do plano de voo e informou que iria seguir em voo visual. Próximo a São Pedro da Aldeia, a tripulação pediu autorização para descer a 2.000 pés (609 metros) para desviar de uma área de instabilidade.

Chegando a Saquarema, o piloto informou que faria uma curva para se aproximar do litoral e desviar de outra área de instabilidade.

O bimotor turbo-hélice deveria ter chegado ao aeroporto do Rio às 18h02, mas no meio do caminho se chocou com o pico da Pedra Bonita, em Rio Bonito, a 1.920 pés de altitude (585 metros). A Aeronave ficou destruída.

Ao investigar o caso, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) concluiu que os pilotos "descumpriram intencionalmente as regras de tráfego aéreo e normas de aviação civil, realizando voo à baixa altitude, sob condições de visibilidade inferiores aos limites estabelecidos para voos visuais".

O presidente da Team Linhas Aéreas, Mario César Moreira, foi listado como um dos sócios da Noar Linhas Aéreas no pedido de autorização para operar encaminhado à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em 2009.


Fonte:  Ricardo Gallo / André Monteiro / Folha.com

4 comentários:

  1. A ANAC deveria ser mais rígida nas fiscalizações das aeronaves, pois tem sido uma constante acidentes aéreos nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, Mauricio a ANAC deveria fazer muitas coisas ao qual ela foi destinada a fazer mas infelizmente entra governo sai governo e nada muda.

    ResponderExcluir
  3. Não é só a ANAC que não está fazendo a parte dela a INFRAERO também parece não estar nem aí tanto que os aeroportos na sua maioria estão sucateados.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu foi uma fatalidade, mas concordo sim que o governo tem que aumentar os investimentos e a fiscalização as empresas aéreas e os aeroportos.

    ResponderExcluir