Amigos de Saquarema Amigos de Saquarema: BIG RIDER, MARCOS MONTEIRO É O PRIMEIRO BRASILEIRO A VENCER ETAPA DO MUNDIAL

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BIG RIDER, MARCOS MONTEIRO É O PRIMEIRO BRASILEIRO A VENCER ETAPA DO MUNDIAL



Quem encontra Marcos Monteiro, de 37 anos, na praia não imagina o que o bombeiro salva-vidas é capaz de fazer com uma prancha em um mar grande. Ele deixa sua profissão de lado no momento em que enfrenta ondas de mais de 12 metros de altura para conquistar o título de campeão da primeira etapa do Circuito Mundial de Ondas Grandes, no Chile.
Foi a maior conquista que eu já tive no surfe, em termos de títulos. A temporada passada eu terminei como 5º colocado no ranking, então eu estava bem confiante e esperando um bom resultado. Não imaginava que ia ser a vitória, mas eu estava preparado para isso - afirmou Marcos.
Salva-vidas há 15 anos, o atleta local de Saquarema, na região dos lagos do Rio de Janeiro, explica que começou a surfar aos 12 anos, depois de assistir seus irmãos mais velhos no mar.
Naquele tempo, um surfista bom não era o que fazia as melhores manobras, era o cara que pega onda grande. Quem surfava a onda maior era o surfista "casca-grossa" e eu segui essa filosofia. Eu já fiz história, sou o primeiro surfista brasileiro a ganhar uma etapa no mundial de ondas grandes - disse.
Há um ano, Marcos participou de todas as etapas do mundial de ondas grandes sem ter um patrocínio e foi obrigado a disputar todas as seletivas do circuito, pois não figurava entre os grandes nomes, que geralmente são convidados. Mesmo assim, conseguiu terminar em 5° lugar no ranking.
Em 2011 as coisas mudaram um pouco. Já com um patrocínio, Marcos foi o único brasileiro que conseguiu passar da primeira fase e, na final, enfrentou atletas de peso como Kohl Christensen, Greg Long, Gabriel Villaran, Ramon Navarro e Cristian Merello. Apesar de alcançarem a marca de 20 pés (o equivalente à nove metros de altura), as ondas que Marcos enfrentou no Chile não foram as maiores que ele já havia encarado.
Na temporada passada a gente surfou "Oregon", uma onda de 25 a 30 pés havaianos, que correspondem a 40 pés de face (cerca de 12 metros de altura). Coisa que, há algum tempo atrás, não se poderia imaginar: surfar, na remada, uma onda dessas. A gente sente medo, adrenalina, tudo isso, mas confiamos na nossa experiência. É difícil, eu estou treinando bastante para poder controlar essas emoções e conseguir pegar as ondas - explicou.
O Brasil não é um país conhecido pelas ondas grandes, mas revela surfistas big rides como Carlos Burle, Eraldo Gueiros, Maya Gabeira e, agora, Marcos Monteiro. Além de ter vencido a etapa chilena do mundial, Marcos também recebeu o prêmio “Jim Beam Bold Award” por sua dedicação em surfar ondas gigantes.


Fonte: Sportv.com / Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário